sábado, 30 de agosto de 2008

Viagem à negócios!


Bom... mais uma etapa e uma vontade que vão ser concretizadas.

Sempre fui aos congressos da Intercom como ouvinte e baladeiro (claro!), mas dessa vez vai ser diferente. Vou apresentar artigo junto com duas pessoinhas extremamente especiais (não é Nanda e Pedro?)

Por isso essa semana não vou postar no blog, estarei em Natal - RN estudando muitooo sabe?

hauahuahuahuahauhau

Dei uma parada na arrumação da mala que será fechada daqui a pouco para vir dar uma satisfação para vocês fiéis leitores!

Quando eu voltar conto como foi tudo!


Beijos e Abraços!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Experiência como imprensa

Já há algum tempo eu trabalho com jornalismo. Primeiro na TV UFMS onde (é claro) o estagiário é um total Bombril, mil e uma utilidades. Mas não reclamo disso não. Dessa forma foi possível eu aprender muito mais do que simplesmente montar uma pauta e segurar um microfone. Pois acreditem: muitos saem de lá sabendo apenas fazer isso. Eu buscava as pautas, fazia passagens, apresentava os programas e já até gravei com uma mini-dv. Pouco antes de sair da TVU eu já sabia editar na ilha digital e fazia isso com todas as minhas matérias para treinar. A TVU é movida pelos estagiários, sem eles não existiria. Uma reinvidicação é que pagam muito pouco pelo tanto que fazia/fazem. Um outro fator positivo é a falta de estrutura e equipamento que me fez sair preparado para tudo. Saí por outros motivos que não acho necessário apontar aqui.

Então surgiu uma nova oportunidade, trabalhar na ONG Girassolidário - Agência em Defesa da Infância e Adolescência. Essa experiência já foi um pouco mais voltada para a assessoria de imprensa, não em sua total essência, mas já dava uma boa noção. Clipping diário, Sugestões de pauta semanais para os veículos de comunicação e outras tarefas era o que eu fazia. Mas o que eu gostaria de ressaltar da minha passada pela Gira são as amizades que fiz lá! Rapha (super chefinho), Jenifer, Stephan, Eliane, Magui e Rosa Rose (piadinha interna) são as novas pessoas na minha vida depois da minha entrada na ONG. E algumas velhas amizades que se fortaleceram, como a Ju Feliz (ela vai ser mamãe de novo, que lindo!) e a Bárbara, minha parceira nas manhãs. Eu dava muita risada e aprendia ainda mais.

Quando pensava estar tudo certo e definido o telejornalismo, ou a televisão enquanto empresa, voltou para o meu caminho. Consegui um estágio na TV Guanandi, filiada da rede Band aqui no MS, para trabalhar na produção de um programa. Estou lá há apenas um mês e é legal, pois hoje eu acompanho toda a pré-produção de um programa antes da estréia. Cenário, Briffing, equipe de externa, cubo de microfone, entre outros. Vejam como eu evolui, agora tenho um microfone sem fio, chique né?

Mas o que eu realmente queria passar nesse post é: como se torna engraçado ser imprensa em local público. Já havia passado por isso algumas vezes com a TVU e agora com a TV Guanandi. Você já experimentou sair com a equipe de externa da tv em um parque cheio de pessoas, pendurando um crachá dizendo que você trabalha lá? É muito engraçado. As pessoas olham muito e olham diferente para você. Não sei como é isso em outras cidades, mas em Campo Grande as pessoas meio que divinizam, tratam como superiores as pessoas que trabalham na televisão. O que eu sei, não é nada verdade. Bom, engraçado também é quando as pessoas passam pela nossa equipe e dizem que querem fazer uma denúncia para o programa do Picarelli e a gente tem que responder sempre: nós não somos da equipe do Picarelli, mas o sr. pode ligar na tv e falar com alguém da produção dele ok?

auhauhauhauhuahuahuahuahuahuahuhauahuuauhauhauha

É isso aí, veremos o que a vida de imprensa nos oferecerá!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

De volta a uma leitura extasiante

Há muito tempo que eu não pego um livro e leio página por página com tanto gosto como na última semana. Me lembro que o último vestígio de uma boa leitura foi regada de saudades da minha cadela que morreu há um ano. "Marley e Eu" conta a história de um jornalista e o seu cachorro travesso. Recomendo, gostei muito e já virou até um filme que deve entrar no circuito de cinema ainda esse ano.

Mas não é sobre cachorros que fala a minha mais recente leitura fascinante. No final do ano, quando estava na sexta série, foi lançado o primeiro filme de um garoto bruxo chamado Harry Potter. Eu tinha 12 anos, sim eu ainda era uma criança, brincava na rua e tudo, e aquele pobre bruxinho me cativou com sua história triste e suas magias me fascinavam. Resultado: na sétima séria, acreditem, meu material escolar era todo do filme. Desde o fichário, divisórias, folhas, estojo, borracha e por aí vai. Aguardava todos os anos o novo filme, mas nunca tinha lido nenhum dos livros. Era muito caro pagar R$ 50, para quem tinha uma mesada de R$ 20. Mas eu não me importava, os filmes me satisfaziam perfeitamente.

Já esse ano foi diferente. Eu queria ler o livro do próximo filme: "Harry Potter e o Enigma do Príncipe". Apesar de um amigo meu já ter me contado um ponto alto do filme por msn, eu ainda sentia imensa vontade de lê-lo. Uma professora me emprestou, mas por falta de tempo no final do semestre tive que devolver sem ter chegado à metade. A frustração e curiosidade latejavam em mim. Meus amigos estava todos relendo a brochura e não tinha quem me emprestasse logo. Movido pela falta de paciência e ansiedade eu fui e comprei o meu exemplar. Modéstia a parte uma pechincha (é assim que escreve?). O livro nem saiu da caixa direito e eu já comecei a folhear.

Cada capítulo uma nova descoberta um novo fato. Pareceu até Lost; explica uma coisa e joga mais outras vinte a serem desvendadas. Adorei isso. Todo o meu tempo livre era dedicado ao Harry e a sua luta contra Você-Sabe-Quem. Os feitiços e magias são os meus preferidos e o mais legal é que o bruxinho cresceu junto com a gente; ele até beija na boca e dá uns amassos. Ao final das 510 páginas vem uma nova vontade: quero ler o último livro. Assim que voltar de viagem (vou pro Intercom em Natal... \o/) é uma das primeiras coisas que farei, seja emprestado ou comprado.

Para quem gosta do "Eleito" aconselho e muito ler o livro. A autora, desculpem a palavra, é FODA e tem uma imaginação imensurável! O filme seria lançado no dia 21 de novembro, mas a Warner divulgou essa semana que prefere adiar para julho de 2009, quando começam os grandes lançamentos do ano nos Estados Unidos... uma pena esperar tanto. Porém, a distribuidora e produtora também já confirmaram que o próximo filme (a primeira parte do último livro) sairá em novembro de 2009! Momento jornalista!

Vamos esperar e ver o que acontece!

sábado, 16 de agosto de 2008

Quem noticia também vira notícia

Sim... eu havia prometido que o próximo post seria a matéria do projétil, mas eu não consegui pegar o arquivo de Word na "Redação". Então ele fica para uma outra hora.

A Fer me cobrou há 1 hora um post novo, mas eu não sabia o que falar, o que escrever. Não sou daqueles que costuma pegar toda e qualquer mazela própria e estampar no blog com comentários descritivos que remetem a filosofar sobre a vida. Não faz meu estilo, mas confesso que é interessante e alguns fazem isso magnificamente. Então, o que escrever nesse post?

O tão onipresente MSN em momentos do meu cotidiano me trouxe uma notícia, literalmente, que me fez ganhar o final de semana que não estava as mil maravilhas. Eu disse "literalmente" porque é realmente uma notícia. Não estou acostumado com isso, mas eu fui noticiado. Sim, o garoto acostumado a noticiar foi a própria notícia.

Intitulado "Jornalismo UFMS participa do Intercom em Natal" traz, dentre outros nomes, o meu. Jefferson Baicere, Fernanda Athas, Pedro Torraca e Greicy França. Essas quatro pessoas estão dando o que falar naquele departamento, acreditem. Apesar de poucos acreditarem no potencial dessa docente, ela faz por onde. E digo que acertei em cheio ao escolher a mesma como orientadora da iniciação científica. Enviamos o artigo e ele foi aceito, já ficamos super felizes. Depois viramos notícia no site do próprio departamento do curso e esses dias uma caloura me entrevistou para uma matéria, também sobre este assunto. Nossos nomes foram citados em uma mesa de debate do Intercon CO 2008, realizado em Dourados, como pesquisadores da área de jornalismo ambiental do Estado. E agora somos notícia na mais reconhecida organização de pesquisa de comunicação do país. Tudo com apenas um artigo, incrível não??

E acreditem: nossos projetos de iniciação foram recusados pelo "Comitê de Avaliação Externo da Universidade". O motivo eles não falam, apenas recusaram. Mas não tem problema, a gente vai pesquisar mesmo sem o certificado deles, pois, como podemos ver, os frutos já estão aqui né? Já temos alguns outros planos para botar em prática e, se tudo der certo, a universidade vai se arrepender de não nos ter "aceito". O reconhecimento vem aos poucos e é maravilhoso saber que acertamos!

Longe de mim querer fazer desse post uma auto-promoção, apenas fiquei extremamente feliz com a notícia e queria dividí-la com vocês. Quero agradecer muito a essas três pessoas que estão comigo nessa empreitada do Jornalismo Ambiental, vocês são demais! Agora é preparar a apresentação do artigo lá em Natal no início de setembro.

Segue o link da matéria no site da Intercom:
http://www.intercom.org.br/boletim/a04n108/acontece_ufms.shtml

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O deadline mais flexível do mundo!!!

"Nós trabalhamos com prazo. Você não sabia Jefferson?"
Foi após essa frase que me vi 'obrigado' a ir na faculdade já no período de férias
Sim, por causa de atrasos de terceiros em fazer o que já deveria estar feito é que eu fui no meu primeiro dia de 'folga' da universidade para 'fexar' o tão comentado Projétil.
As palavras em destaque se encontram assim porque na verdade nada disso realmente aconteceu, pelo menos não dentro do prazo.
Para quem não sabe, ainda, o Projétil é o jornal laboratório do curso de Jornalismo da UFMS, aonde eu estudo.

Tudo começou na reunião de pauta da nossa segunda edição... fazer ou não fazer um jornal temático?... Após várias discussões optamos por fazer o tão falado temático, que, mais tarde, ficou mais comentado ainda.... Seria uma edição inteira sobre SEXO!!!!!!
Tenho que contar que, obviamente, a idéia do tema partiu da minha amada amiga Fernanda Pereira... essa que sempre comenta aqui no meu blog... aliás a matéria dela foi publicada no próprio blog... dêem uma lida!!
Bom... decidido o tema... vamos às pautas... surgiu de tudo... desde sexo só após o casamento, passando pelo comércio... até as ditas patologias!
Foram estabelecidos prazos... que eu afirmo CUMPRI!
Anyway....
A demora mesmo foi em ir pra gráfica... o jornal ficou pronto na sexta passada...!!!
Ficou lindo... posso dizer que dessa vez, sim, eu tenho orgulho do produto final!!

A minha matéria fala sobre os Gogoboys... um em específico aqui de Campo Grande claro... postarei a matéria no próximo post aqui para vocês!!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Retorno.... prometo!

Nossa... nem me falem sobre a desatualização desse blog
Meus dois fiéis leitores (Fer e Fabrício) já até cansaram de me cobrar coisas novas por aqui
Mas a correria das últimas semanas, além de me tomar muito tempo, me tirou toda a inspiração
Agradeço os selos que me presentearam, mas não entendi direito ainda como funciona o esquema de retribuição; assim que eu aprender eu faço!
Após tanto tempo sem escrever, presume-se que eu viria com um post legal, com muita coisa para falar
Mas prometi fazer algo e vou fazer!

Há duas semanas eu relembrei uma fase legal da minha vida
Eu escuto muita música, muita mesmo, mas tenho as minhas preferências fixas
Olhando a minha pasta de áudios no pc resolvi rebuscar artistas mais remotos, que há muito eu não colocava para tocar
Eis que revejo algo que ouvia durante muito tempo e várias vezes ao dia, Evanescence
Nossa... acredito que por falta de um album novo eu acabei deixando meio de lado e fui escutar outras coisas
Ok... coloquei a pasta para tokar inteira
O mais gostoso é, depois de tanto tempo, lembrar das letras e as cenas dos clipes passarem instantaneamente na cabeça; algo como um deja vú
E, obviamente, essa banda só poderia me lembra uma pessoa: o Fabrício
Porque é a cara dele e porque eu tive a cara de pau de tentar "cantar" uma das músikas da banda com ele ao violão em um almoço da turma da faculdade
Claro que foi um mico, hoje acredito que seria beeem melhor!

Bom, é isso... O meu amigo mais do que merecia esse post!
É para você Fabrício!
E o album da banda voltou ao meu MP3!

Para quem gosta ou quer ouvir um pouco...

Evanescence - Call Me When You Are Sober (a música do mico)

http://br.youtube.com/watch?v=cEoP43Pv57k


Prometo manter isso aqui mais atualizado... e voltar a frequentar os blos dos amigos!
Agora eu tenho tempo... \o/