quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Experiência como imprensa

Já há algum tempo eu trabalho com jornalismo. Primeiro na TV UFMS onde (é claro) o estagiário é um total Bombril, mil e uma utilidades. Mas não reclamo disso não. Dessa forma foi possível eu aprender muito mais do que simplesmente montar uma pauta e segurar um microfone. Pois acreditem: muitos saem de lá sabendo apenas fazer isso. Eu buscava as pautas, fazia passagens, apresentava os programas e já até gravei com uma mini-dv. Pouco antes de sair da TVU eu já sabia editar na ilha digital e fazia isso com todas as minhas matérias para treinar. A TVU é movida pelos estagiários, sem eles não existiria. Uma reinvidicação é que pagam muito pouco pelo tanto que fazia/fazem. Um outro fator positivo é a falta de estrutura e equipamento que me fez sair preparado para tudo. Saí por outros motivos que não acho necessário apontar aqui.

Então surgiu uma nova oportunidade, trabalhar na ONG Girassolidário - Agência em Defesa da Infância e Adolescência. Essa experiência já foi um pouco mais voltada para a assessoria de imprensa, não em sua total essência, mas já dava uma boa noção. Clipping diário, Sugestões de pauta semanais para os veículos de comunicação e outras tarefas era o que eu fazia. Mas o que eu gostaria de ressaltar da minha passada pela Gira são as amizades que fiz lá! Rapha (super chefinho), Jenifer, Stephan, Eliane, Magui e Rosa Rose (piadinha interna) são as novas pessoas na minha vida depois da minha entrada na ONG. E algumas velhas amizades que se fortaleceram, como a Ju Feliz (ela vai ser mamãe de novo, que lindo!) e a Bárbara, minha parceira nas manhãs. Eu dava muita risada e aprendia ainda mais.

Quando pensava estar tudo certo e definido o telejornalismo, ou a televisão enquanto empresa, voltou para o meu caminho. Consegui um estágio na TV Guanandi, filiada da rede Band aqui no MS, para trabalhar na produção de um programa. Estou lá há apenas um mês e é legal, pois hoje eu acompanho toda a pré-produção de um programa antes da estréia. Cenário, Briffing, equipe de externa, cubo de microfone, entre outros. Vejam como eu evolui, agora tenho um microfone sem fio, chique né?

Mas o que eu realmente queria passar nesse post é: como se torna engraçado ser imprensa em local público. Já havia passado por isso algumas vezes com a TVU e agora com a TV Guanandi. Você já experimentou sair com a equipe de externa da tv em um parque cheio de pessoas, pendurando um crachá dizendo que você trabalha lá? É muito engraçado. As pessoas olham muito e olham diferente para você. Não sei como é isso em outras cidades, mas em Campo Grande as pessoas meio que divinizam, tratam como superiores as pessoas que trabalham na televisão. O que eu sei, não é nada verdade. Bom, engraçado também é quando as pessoas passam pela nossa equipe e dizem que querem fazer uma denúncia para o programa do Picarelli e a gente tem que responder sempre: nós não somos da equipe do Picarelli, mas o sr. pode ligar na tv e falar com alguém da produção dele ok?

auhauhauhauhuahuahuahuahuahuahuhauahuuauhauhauha

É isso aí, veremos o que a vida de imprensa nos oferecerá!

6 comentários:

Anônimo disse...

Jeff,

Essa "divinização" que o pessoal da imprensa sofre acaba sendo o maior motivo pelo qual tantos jornalistas [e profissionais da mídia] se tornam "estrelas", mas no sentido pejorativo da palavra. Pessoas que se acham melhores do que as outras simplesmente porque têm um microfone na mão.

É preciso ter mta noção de vida e pés no chão pra nunca perder de vista que o jornalista é um "servidor público", que presta serviço à sociedade. Isso deve fazer com que ele sempre esteja próximo das pessoas e da realidade que o cerca.

Vc tem e mostrou mtas qualidades que um profissional deve ter. Mantenha isso dentro de ti. E mantenha também a possibilidade de sonhar constantemente. Acredite: isso faz diferença num profissional.

Pra mim foi um prazer começar a vida de "super chefinho" [como vc mesmo disse] tendo vc na equipe. Uma pessoa que eu tinha certeza de que faria as coisas bem feitas e que não dava mto trabalho!!!

Que vc tenha muitas experiências no jornalismo, sempre com mto êxito, e que seja mto feliz naqueli que se propor a fazer.

PS: perdoe os erros de português do meu comentário!!!

Grande [e sincero] abraço,

Rapha.

Jefferson Baicere disse...

É verdade Rapha... essa divinização misturada com um pouco de vaidade é o veneno do profissional de jornalismo. Mas ainda bem que estou longe de ser assim... uahuahuahuaha...!!
Quem me conhece sabe da minha "auto estima" né?
hauhauhauhauhauhauhauhau

e valeu pela torcida e pelo "vc não me deu MTO trabalho"... só um pouquinho né?
hauhauhauhauhauhaua

Anônimo disse...

Ahhh!!!
Não qeuria que eu chegasse aqui e dissesse que não deu trabalho nenhum, né?!!!! hauhauhauh

É só pra puxar a orelha de leve!!!
uahuahuhh

Abraço!

Pâmela disse...

É, o povo acha que a gente é Deus. Coitados, se soubessem o dígito dos nossos salários! O.O
Enfim, boa sorte com o novo trabalho então, Jeff. Tomara que você aprenda muita coisa! Eu, por exemplo, adoraria um estágio, mas com esse meu horário de aulas, tá foda...

hehehehehe

Beijos!

Pedro. disse...

eu particularmente tenho medo de pessoas com crachá, apesar de usá-lo também!

até mais, em Christmas city! =]

Fernanda disse...

Todo mundo quer ter um amigo jornalista, né?

Bom, você sabe o quanto eu sou apaixonadamente apaixonada pelo caminho que escolhi, tv não é muito meu forte e, nem poderia, por motivos que nem cabem aqui mas que vc vê todo dia...ahahahaha

E...eu não tenho muito o que comentar aqui, pq eu concordo com a maioria das coisas...eu só desceria mais a lenha na TVU(quê?rs), mas sei que vc aprendeu muuiito muito lá e que valeu a pena, por isso engulo o que poderia falar.

Ah, e como estagiária mais nova na Gira, eu assino embaixo do que vc disse sobre o Rapha, ele é show, a Maguí tbém e a Juliana eu vou me abster de comentar, né? Afinal...rs

E olha, a minha torcida, os meus pom-pons, apitos, sainha de menina de torcida e o escambau são toooodos pra vc...torço da arquibancada, se der alguma coisa errada eu entro na quadra e jogo do seu lado, tá?

Ah, só mais uma coisa, me dá um autógrafo?!

kkkkkkkkkk

beijos